Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quinta-feira, 05 de Julho de 2018, 10h:17

"É preciso que você prove sua viabilidade eleitoral", diz ACM Neto para Alckmin em jantar

Por Gerson Camarotti

 

geraldo

 

Num longo jantar na noite desta quarta-feira (4) com integrantes de partidos do Centrão, o pré-candidato à Presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin, recebeu um ultimato:

"É preciso que você prove sua viabilidade eleitoral", disse a ele o presidente do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto.

Estavam no encontro, realizado na casa do presidente do PRB, o ex-ministro Marcos Pereira, representantes do DEM e do PP, além do próprio PRB.

O jantar foi uma forma de Alckmin tentar barrar o movimento de partidos do Centrão que querem apoiar a candidatura de Ciro Gomes (PDT).

O PR, que já está com namoro avançado com a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), não participou do encontro.

Antes do jantar, Alckmin foi alertado de que precisava reverter a tendência do PP se aliar a Ciro e refazer o ambiente com o DEM.

Isso porque existe uma ala do DEM, liderada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), que avalia que a grande rejeição ao PSDB dificulta o crescimento de Alckmin na disputa presidencial. Antes do jantar, Alckmin foi à presidência do DEM, onde teve uma longa conversa com ACM Neto.

No PSDB, há uma preocupação com o movimento dos partidos do Centrão em busca de outras alternativas.

No entanto, integrantes do Centrão avaliam que o principal movimento para esvaziar Alckmin está dentro do PSDB. E que, apesar das negativas, há um grupo de tucanos que defende a substituição da candidatura de Alckmin pela do ex-prefeito João Doria, pré-candidato ao governo de São Paulo.

Essa tese é bem vista no Palácio do Planalto pelos interlocutores mais próximos de Michel Temer. Isso tem irritado profundamente o grupo de Alckmin.

Depois do jantar, a percepção no Centrão é que Alckmin ganhou mais tempo para tentar costurar o apoio do DEM e tentar mudar o rumo do PP. Mas há um reconhecimento que não será uma tarefa fácil.

"Alckmin ganhou sobrevida. Já tinha sido dada a extrema-unção, mas ele permanece na UTI", disse ao blog um dos participantes da conversa.