Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 13 de Junho de 2018, 08h:00

Estudante é preso após agredir e xingar professor

Da Redação

(Foto: Reprodução/TVCA)

aluno detido

 

Um adolescente foi preso nesta terça-feira (12), após dar um soco no rosto de um professor da Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva, que fica no bairro Shangri-lá, em Cuiabá. O aluno estava jogando baralho durante a aula. 

 

Segundo informações, o adolescente que não teve a identidade divulgada, foi encaminhado para uma cela especial, enquanto aguardava a presença dos pais e do Conselho Tutelar. Ele foi levado para a coordenação da unidade e ao voltar ameaçou o professor, segundo a vítima.

 

De acordo com o professor, que preferiu não se identificar, contou que o aluno havia sido retirado da sala depois de ser surpreendido com o jogo de cartas. Diante da ameaça, o professor afirmou que comunicaria a polícia.

Neste momento, o aluno tentou agredir a vítima, mas foi impedido pelos outros estudantes. 

 

“Em seguida, saí da sala e ele veio atrás de mim, os outros alunos tentaram segurá-lo mais uma vez, só que não conseguiram. Daí eu fui agredido com um soco no rosto”, contou o professor.

 

(Foto: Reprodução)

escola raimundo

 

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) lamentou o ocorrido e afirmou que todos os procedimentos necessários foram adotados, em concordância com o regimento interno da escola.

 

Ainda segundo a Seduc, a gestão da escola tomou a decisão, em último recurso de promover a transferência do mesmo para outra unidade da rede.

Para o professor a sensação é de insegurança. 

 

“O estado cobra uma postura, mas não nos dá segurança. Nos sentimos ameaçados. Não podemos dizer não para um aluno diante dessas ameaças”, disse.

 

Segundo a Polícia Militar, esse não é um caso isolado. Nos últimos 10 dias, 3 ocorrências de agressões contra professores foram registrados em Cuiabá.

 

 

Veja a nota da Seduc na íntegra: 

 

Sobre a ocorrência na EE Raimundo Pinheiro, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) informa:

 

1 – A gestão da unidade escolar adotou todos os procedimentos necessários, seguindo o regimento interno da escola;

 

2 – Os pais do aluno foram chamados na unidade e informados sobre o ocorrido e as consequências do ato do estudante;

 

3 – Como já havia histórico de comportamento indisciplinar do aluno, a gestão da escolar tomou a decisão, em último recurso, de acordo com o regimento, de promover a transferência do mesmo para outra unidade da rede;

 

4 – Seguindo os procedimentos, um boletim de ocorrência na Polícia Civil foi registrado pelo professor para que sejam apurados os fatos;

 

5 – A Seduc lamenta o ocorrido e destaca que está acompanhando o andamento das investigações e dando suporte ao servidor e à família do estudante;

 

6 – Ressalta ainda que sempre atuou para promover a Cultura de Paz nas unidades escolares da rede estadual de ensino. Entre as atividades, implementou o Anjos da Escola, um programa com diversas ações integradas para reduzir a evasão escolar, combater a indisciplina, a infrenquência e a infração no ambiente escolar;

 

7 - A equipe tem realizado um diagnóstico das unidades com maior índice de infrações para aumentar as ações preventivas, como palestras, capacitações e cursos para a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack, entre outras drogas, além dos casos de bullying.

 

8 - Os pais e professores também estão sendo capacitados para identificar e prevenir as situações de risco. 

 

9 - A Seduc também tem ampliado os programas que funcionam no contraturno das aulas, como os projetos de Educomunicação e Prinart, este envolvendo atividades como música e arte, além do Rede Cidadã, desenvolvido pela Polícia Militar, para diminuir as situações de risco.