Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 06 de Junho de 2018, 08h:10

Procon fecha e interdita dois postos de combustível por irregularidades

Da Redação

(Foto: PJC)

fiscalização posto2.jpg

 

Os trabalhos da força tarefa composta por órgãos de defesa do consumidor para fiscalizar a qualidade e a quantidade de combustível que entra no tanque dos veículos, continuam nesta terça-feira (05.06), dentro das operações “De Olho na Bomba” e “Posto Clone”.

 

Cinco postos de combustíveis, localizados em Cuiabá e Várzea Grande, foram visitados na segunda-feira (05). Em dois locais foram constatados irregularidades, resultando na interdição e fechamento de um posto. Nesta manhã, os policiais e fiscais estiveram em outros quatro postos. Os trabalhos seguem pela tarde.

 

A operação é coordenada pela Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e desenvolvida em parceria com Agência Nacional do Petróleo (ANP), Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem/Inmetro), Procon Estadual, Procon Municipal, com apoio das Delegacias Especializada de Roubos e Furtos (Derf Cuiabá), Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), Delegacia do Adolescente (Dea), Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica).

 

“Esta é uma demanda oriunda de reclamações de consumidores, que registraram boletins de ocorrência sobre determinado posto em que tiveram problema na qualidade do combustível, problemas mecânico no veículo após o abastecimento  e ainda na quantidade do combustível que entrou no tanque”, disse o delegado da Decon, Antônio Carlos Araújo.

 

Durante a fiscalização de ontem, o Posto Estação de Serviços  Verona LTDA, no bairro Cidade Alta, teve comprovação de várias irregularidades que resultaram na interdição e fechamento do posto, dentre elas: a bomba baixa (limite de divergência tolerável do volume depositado e o solicitado, que é de 0,5%, o equivalente a 100 ml de 20 litros) confirmada pelo Ipem/Inmetro.  A ANP constatou ausência de documentação que autorize ou regulamente o funcionamento do posto e o Procon aplicou penalidades administrativas.

 

O agente fiscal metrológico, Daniel Alves Ferreira, explicou que uma bomba do Posto Estação de Serviços  Verona LTDA apresentava erro contra o consumidor de 380 ml a cada 20 litros. “Que a bomba apesar de ser identificada, a qual a referida numeração possui seis bicos, com as respectivas numerações de série fornecida pelo Inmetro, todos os bicos estavam sem lacre de ajuste no respectivo bloco, que é o item responsável por diminuir ou aumentar a vazão do bico”, disse o agente em declarações colhidas na Decon, que irão subsidiar abertura de inquérito assim como outros documentos da Anp, do Procon e Ipem/Inmetro.

 

Em outro posto, o Amarelinho 4 - Miranda e Barroso LTDA -, localizado no bairro Jardim Paraíso, que usa bandeira branca, a ANP constatou se tratar de um posto clone (posto que usa características de uma marca ou bandeira consolidada no mercado, nas cores e fachada, mas não comercializa produto da marca, induzindo o consumidor a erro  ) e o Procon lavrou auto de constatação de posto clone. O gerente foi conduzido à Delegacia do Consumidor.

 

Crimes e penalidades

 

Contra os responsáveis pelos postos será instaurado inquérito policial para apurar crimes dentro da Lei 8.176/91 (que trata dos crimes contra a ordem econômica e cria o sistema de estoque de combustíveis, no artigo 1º, que trata das irregularidades provenientes da venda e revenda de derivado de petróleo, prevê pena de 1 a 5 anos) e da Lei 8.137/90 (artigo 7º, Inciso 7º - induzir o consumidor ou usuário a erro, por via de indicação ou afirmação falsa ou enganosa sobre a natureza, qualidade do bem ou serviço, utilizando-se de qualquer meio, inclusive a veiculação ou divulgação publicitária; pena é de 2 a 5 anos de detenção). Todos ainda respondem por sanções administrativas junto aos órgãos reguladores e fiscalizadores.