Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Terça-feira, 05 de Junho de 2018, 19h:04

Pinheiro entrega Misc e dá novo passo pela preservação da cuiabania

Da Redação

(Foto; Sicom/Prefeitura)

Misc.jpg

 

O prefeito de Capital, o emedebista Emanuel Pinheiro, entrega na noite desta terça-feira (05), a obra de restauração do Museu da Imagem e do Som (Misc). Cumprindo uma rígida agenda que ele mesmo se impôs de revitalizar, resgatar e preservação dos espaços públicos e patrimônios históricos de Cuiabá.

 

O evento contará com programação cultural que inclui desde exposições, apresentações musicais até homenagens a personalidades que ajudaram construir a história do Museu ao longo dos anos.

 

De acordo com o gestor emedebista, a obra vai assegurar a preservação das memórias da cuiabania, valorizar a diversidade cultural, pois expõe entre os corredores do museu, vários elementos que, juntos, regatam as raízes e deixam-nas vivas.

 

‘Venho, desde o início da minha gestão, trabalhando pela transformação de Cuiabá, mas não podemos avançar sem que resgatemos e também reservemos as raízes culturais de um povo. São elas que nos possibilitam desenvolver e avançar na construção de uma cidade melhor para se viver. Estamos trabalhando na urbanização da cidade e melhoria para uma Cuiabá 300, mas jamais destruiremos suas memórias’, ainda ressalta Pinheiro.

 

Toda obra de restauração do Misc compreendeu a parte de pintura, troca da instalação elétrica, pavimentação e revestimento de pisos, paredes e instalação de equipamentos de combate a incêndios. Com a resolução dos problemas de conservação e readequação, o espaço, segundo o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Francisco Vuolo, ganha plenas condições de uso, “atendendo com mais qualidade às atividades sociais e culturais e também para pesquisas da história de Cuiabá”, frisou Vuolo.

 

A obra faz parte do programa Agora é Avançar do governo federal, que visa a retomada de obras em todo país, conduzidas pelo Ministério da Cultura, por meio do Iphan, dentro daquelas já pré-selecionadas pelo PAC Cidades Históricas, visando o desenvolvimento das cidades históricas brasileiras. No total, foram investidos cerca de R$ 732 mil na obra.

 

Dentro do projeto dos programas, também estão em execução outras nove ações em Cuiabá, além da restauração da casa Barão de Melgaço, atual sede do Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso (IHGMT) e da Academia Mato-Grossense de Letras (AML), concluída em maio de 2017.

 

Programação estudada

 

Além das salas de exposição permanente -  memórias audiovisual -, o espaço contará com três belas exposições em sua reinauguração.  

 

A primeira, uma linda apresentação dos 25 anos do tradicional grupo folclórico de Cuiabá: o Flor Ribeirinha. A mostra traz imagens, vídeos, figurinos e elementos instrumentais do Siriri.  Já a segunda, um acolhimento da cultura africana, com a exposição de esculturas em madeira “A Mulher Flor”, do artista Hermínio Nhamtumbo. Há dois meses no Brasil, Hermínio retrata em sua arte não só a beleza da mulher, mas também a sua valorização na sociedade. A terceira exposição, que vem entoada pelo título “Baú de Histórias”, vai contar sobre as nossas raízes e quando o resgate do patrocínio histórico impacta no desenvolvimento atual. As mostras ficam expostas durante 30 dias e o público pode visitá-las durante todo o dia.

 

A solenidade ainda contará com uma apresentação especial do projeto Piano Gente. Ao som do grupo Tiro, a população será contemplada com uma apresentação de Jazz. Outra atração musical da noite ficará por conta do grupo Camareta, com o som de instrumentos de cordas.

 

Durante o evento também serão feitas algumas homenagens a personagens que ajudaram na construção do Misc, como o historiador Aníbal Alencastro. Nos registros do Museu, Aníbal é um dos principais colaboradores do espaço.