Igreja Batista Getsemâni

Janela partidária muda configuração das bancadas no Legislativo

Da Redação

A organização das bancadas dos partidos que compõem a Assembleia Legislativa mudou bastante após as trocas partidárias ocorrida até o último dia 7. Período em que foram permitidas as filiações sem que parlamentares corressem risco de perder o mandato. 

 

(Foto: JLSiqueira/ALMT)

Sessão da Assembleia Legislativa

 

Além disso, os deputados titulares Wilson Santos (PSDB) e Max Russi (PSB), que estavam licenciados retornaram ao Parlamento. Por isso, o deputado suplente Professor Adriano, que deixou o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e foi para o Democratas (DEM) não está mais em exercício.

 

Já o deputado suplente Jajah Neves (SD) deixou o Parlamento por um período, mas retornou às atividades após licença do deputado Dr. Leonardo (SD). Ambos são novos no Solidariedade, o primeiro veio do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o segundo do Partido Social Democrático (PSD).

 

Com essas mudanças, os 24 parlamentares em exercício da ALMT agora se dividem em 11 partidos, um a mais que antes da janela partidária. O Patriota (Patri), que não tinha representante, agora conta com o deputado Adalto de Freitas, que veio do Solidariedade. 

 

A maior bancada continua com o Partido Social Democrático (PSD), composta de cinco deputados, mesmo após ter pedido o deputado Dr. Leonardo. Além de estar licenciado, o parlamentar trocou o PSD pelo Solidariedade.

 

Logo atrás do PSD vem o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que manteve quatro assentos na Casa com o retorno do deputado Wilson Santos. Após a janela partidária, o DEM ganhou os deputados Mauro Savi e o presidente da ALMT, Eduardo Botelho, e ficou com três parlamentares, mesmo número do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

 

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Verde (PV) passaram a ter dois assentos cada um, com o ingresso do deputado Allan Kardec, vindo do Partido dos Trabalhadores (PT), no primeiro e do deputado Oscar Bezerra, que deixou o Partido Socialista Brasileiro (PSB), no segundo.  Cinco bancadas contam com um deputado: além do Patriota, também estão na lista o Partido Social Cristão (PSC), PSB, SD e PT.

 

 


Fonte: Revista Única

Visite o website: wwww.unicanews.com.br