Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Terça-feira, 06 de Março de 2018, 20h:49

Contas de energia continuam a liderar o ranking de reclamações em MT

Da Redação

(Foto: Reprodução)

tarida - energia eletrica.jpg

 

O setor de 'Serviços Essenciais' continua como campeão de reclamações em Mato Grosso, com 952 registros; mas quem lidera o ranking, com 471 reclamações é ainda as contas de energia elétrica. Seguida por "Água e Esgoto", que teve 277 registros. Ficando a terceira posição com "Telefonia Celular", com 119 reclamações. 

 

Em fevereiro, o Procon Estadual registrou 2.491 atendimentos, sendo 1.651 registros realizados por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), enquanto que pelo atendimento online - www.consumidor.gov.br – foram 840 reclamações em Mato Grosso.

 

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor "Assuntos Financeiros" com 272 reclamações, registrando 66 procedimentos para a categoria "Banco Comercial", 56 para "Cartão de Crédito" e 54 para "Outros Contratos".

 

A área "Produtos" está em terceiro lugar do ranking, com 213 atendimentos: 34 para "Telefone" (Convencional, Celular,Interfone,etc) , 24 para "Eletrônico Importado" e 10 para "Artigo de Cozinha" (Coifa, Exaustor, Panela, Talher, Filtro de Café, Porta-Filtro, Louças, etc).

 

Já o setor "Serviço Privados", com 160 registros, ocupa a quarta posição, com 28 procedimentos para "Escola" (Pré, 1°,2° Graus e Superior), 18 para "Estabelecimento Comercial" (Supermercado, Loja, Padaria, Locadora,Frutaria,etc) e 15 para "Agências e Operadoras de viagens" (Pacote turístico).

 

O setor "Saúde" ocupa o quinto lugar do ranking com 26 reclamações, seguindo pela área "Habitação" com 18 reclamações. A última posição do ranking é ocupada pela categoria "Alimentos", com dez reclamações.

 

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registrados efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, do Ganha Tempo do CPA, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

 

Atendimento online

 

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. O Procon registrou 840 reclamações em Mato Grosso. A área "Telecomunicações'' lidera o ranking, com 373 registros; em segundo lugar estão ''Serviços Financeiros'', com 268 reclamações; e em terceiro, ''Produtos de Telefonia e Informática'', com 106 registros.

 

Na quarta posição da plataforma, está a categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 29 reclamações e, em quinto lugar, aparece a categoria “Transportes”, com 24 reclamações. O sexto lugar é ocupado pela área “Demais Produtos”, com 18 registros, e o sétimo pela categoria “Demais Serviços”, que teve 13 registros. Em oitavo lugar, com quatro reclamações, está a área “´Saúde” seguida por “Educação” em nono lugar ,que obteve três registros.

 

As categorias “Alimentos” e “Turismo/viagens” obtiveram uma reclamação registrada, já “Água, energia e gás’’ e “Habitação’’ não tiveram registro no mês de fevereiro na plataforma www.consumidor.gov.br.