Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2018, 14h:58

Contas de energia elétrica continuam firme no pódio das reclamações

Da Redação

(Foto: Reprodução)

tarida - energia eletrica.jpg

 

A energia elétrica continua a liderar o ranking de reclamações no Estado, com 687 atendimentos. Seguido por ''Água e Esgoto'', que teve 355 registros. E na terceira posição ficou com ''Telefonia Celular'', com 159 reclamações.

 

Ao todo, o Procon Estadual registrou 3.121 atendimentos em janeiro. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.166 registros, enquanto que pelo atendimento online - www.consumidor.gov.br – foram 955 reclamações em Mato Grosso.

 

Por setores, o segundo lugar foi ocupado pelo 'Assuntos Financeiros' com 333 reclamações, registrando 80 procedimentos para a categoria ''Banco Comercial'', 63 para ''Cartão de Crédito'' e 53 para ''Cartão de loja''.

 

A área ''Produtos'' está em terceiro lugar do ranking, com 261 atendimentos: 38 para ''Telefone'' (convencional, celular,interfone,etc) , 30 para ''Eletrônico Importado'' e 12 para ''Acessório para Aparelho Eletrônico/Pilha/Elétrico'' (Agulha, fone de ouvido, bateria, etc).

 

Já o setor ''Serviço Privados'', com 206 registros, ocupa a quarta posição, com 44 procedimentos para ''TV por Assinatura'' (Cabo, Satélite,etc), 30 para ''Estabelecimento Comercial'' (Supermercado, loja, padaria, locadora,frutaria,etc) e 36 para ''Escola'' (Pré, 1°,2° graus e superior).

 

O setor ''Saúde'' ocupa o quinto lugar do ranking com 40 reclamações, seguindo pela área ''Habitação'' com 17 reclamações. A última posição do ranking é ocupada pela categoria "Alimentos'', com quatro reclamações.

 

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registrados efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, do Ganha Tempo do CPA, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

 

Atendimento online

 

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. O Procon registrou 955 reclamações em Mato Grosso. A área ''Telecomunicações'' lidera o ranking, com 392 registros; em segundo lugar estão ''Serviços Financeiros'', com 312 reclamações; e em terceiro, ''Produtos de Telefonia e Informática'', com 117 registros.

 

Na quarta posição da plataforma, está a categoria “Transportes”, com 43 reclamações e, em quinto lugar, aparece a categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 38 reclamações. O sexto lugar é ocupado pela área “Demais Produtos”, com 29 registros, e o sétimo pela categoria “Demais Serviços”, que teve 16 registros. Em oitavo lugar, com três reclamações, está a área “´Água, energia e gás” seguida por “Turismo/viagens” e ''Saúde'' ambos em nono lugar, e obtiveram dois registros.

 

A categoria “Alimentos” obteve uma reclamação registrada, já “Educação” e “Habitação” não tiveram registro no mês de janeiro na plataforma www.consumidor.gov.br.