Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2018, 16h:54

Justiça Eleitoral cadastra biometria de 2.472 eleitores em um dia

Da Redação

Reprodução

tre

 

Com o prazo para o cadastro da biometria chegando ao fim, tanto a Casa da Democracia como os postos avançados em todo o Estado ficaram lotados desde o começo do ano. Um reflexo da correria para assegurar a biometria foi o crescimento no número de atendimentos. Só na última quinta-feira (11), a Justiça Eleitoral cadastrou os dados biométricos de 2.472 eleitores de Cuiabá.

 

Em Cuiabá, foram atendidos 1.510 eleitores. Em Sinop foram 443 eleitores atendidos e em Várzea Grande, 519. O número está bem acima da média registrada nos dias anteriores e em dezembro, quando o TRE em Mato Grosso atendia em torno de 1.200 eleitores/dia.

 

Conforme normativo aprovado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), a revisão do eleitorado com biometria, em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, vai até 5 de fevereiro deste ano. Contudo, o fechamento do cadastro eleitora acontece apenas em abril.

 

Há mais de um ano, o TRE vem convocando os eleitores para realizar o cadastramento. Caso, a biometria não for registrada, o eleitor corre risco de cancelamento de seu título.

 

A Justiça Eleitoral em Mato Grosso - a partir desta segunda-feira (08) -, retomou o atendimento ao eleitor em período integral, em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, municípios que passam pela revisão do eleitorado com biometria.

 

O TRE inaugura nesta sexta-feira (12), mais um posto avançado de biometria. O novo espaço que será instalado no Shopping 3 Américas e deve reforçar o atendimento em Cuiabá. O espaço conta com sete guichês de atendimento, em horário ampliado.

 

 

O cadastro biométrico dos eleitores de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop acontece desde 2015, passando a ser obrigatório em fevereiro de 2017. Mas, apesar da divulgação, poucos eleitores compareceram nos primeiros meses de atendimento, deixando parcialmente ociosa a estrutura montada pela Justiça Eleitoral.Com a aproximação do fim do prazo para o cadastro biométrico, a demanda aumentou significativamente, o que obrigou a Justiça Eleitoral a atender por ordem de chegada, com distribuição de senhas, para melhor organizar o fluxo