Após vídeos consumidores flagrarem funcionários emitindo contas sem leitura, a Energisa, concessionária de energia em Mato Grosso, afirmou que as imagens correspondem a um procedimento normal, sem nenhuma irregularidade. E, garante que as leituras foram realizadas.
Em nota, a concessionária esclareceu que um dos vídeos não é de Mato Grosso. Os funcionários realizaram a leitura de unidades consumidoras de um prédio em frente ao shopping Manaíra, em João Pessoa, na Paraíba. E, logo após, imprimiu todas as faturas para, em seguida, entregá-lo na portaria do edifício.
“Como é rotina, o procedimento foi checado pela área de qualidade, que visitou os clientes, auditou as leituras realizadas, o horário de coleta e constatou que tudo ocorreu dentro dos procedimentos determinados na capacitação dos leituristas”, declarou a concessionária.
No segundo vídeo, o funcionário estaria em Cuiabá e, na ocasião, realizava o mesmo procedimento que os colegas na Paraíba. “Não houve nenhum tipo de fraude”, declarou.
Ainda no vídeo de Cuiabá, além da acusação ao funcionário, a consumidora também chamou atenção para o Ministério Público e o governo do Estado que, segundo ela, colaboram com esse tipo de cobrança abusiva.
A Energisa enfrentou um grande número de reclamações quanto a qualidade do serviço prestado no Estado. A empresa liderou a lista reclamações no Procon, no último mês, sendo que no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram registrados 630 atendimentos. Só em 2017, foram 5.681 atendimentos quanto a prestação de serviço da empresa.
No início deste mês, a empresa também foi alvo de críticas nas redes sociais por falta de preparo na nova modalidade tarifária, a Tarifa Branca.
Confira os vídeos abaixo: