Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Terça-feira, 26 de Dezembro de 2017, 16h:53

Após amargar 3 anos de retração, empresários celebram alta de 5,3% nas vendas de Natal

Da Redação

(Foto: Reprodução/Web)

Natal-aumento nas compras.jpg

 

Com um aumento nas vendas de Natal em torno de 5,3%  - após três anos consecutivos de retração -, os comerciantes de Cuiabá comemoram. Mas a alegria não ficou circunscrita à Capital de Mato Grosso, em nível nacional houve igualmente um acréscimo de 4,7% nas compras, se comparado com o mesmo período de 2016.

 

Os dados são do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), observadas nas consultas realizadas pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 

 

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Nelson Soares Junior, a informação agradou em cheio o empresariado cuiabano, pois o resultado é, sem dúvida, o mais expressivo em relação a vendas de todas as datas comemorativas de 2017.

 

“Estamos felizes e otimistas com esse resultado, pois acreditamos que daqui para frente a economia comece a passar por um processo de recuperação”.

 

Os dados ainda do SPC Brasil mostram que a retomada da economia teve seus primeiros reflexos na confiança dos consumidores e aumento do consumo, sendo que nos últimos anos, os resultados de vendas a prazo no Natal foram de -1,46% (2016), -15,84% (2015) e -0,7% (2014).

 

Segundo o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, o resultado é consequência da melhora da conjuntura e da proximidade do fim da crise econômica.

 

“O acesso ao crédito mais difícil e os juros elevados ainda limitam o poder de compras dos brasileiros, mas com a economia dando sinais de retomada, os consumidores foram às compras de forma menos tímida que nos últimos anos e também nas outras datas comemorativas de 2017”, afirma.

 

Porém, o presidente alerta que, embora o crescimento deste ano pareça forte, ainda está longe dos resultados dos anos anteriores à crise econômica.

 

Neste ano, segundo um levantamento do SPC Brasil, o gasto médio do brasileiro com o total de presentes de Natal, girou em torno de R$ 461,91. A estimativa era de que a data movimentasse cerca de R$ 51 bilhões na economia.