Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 19 de Julho de 2017, 17h:08

PL pode obrigar estacionamentos a instalarem câmeras de vigilância

Da Redação

(Foto: Reprodução)

Câmera

 

Um Projeto de Lei (PL), que tramita na Assembleia Legislativa, quer garantir a obrigatoriedade de instalação de câmeras de monitoramento nos estabelecimentos que oferecem serviço de estacionamento em todo Estado, seja ele pago ou gratuito.

 

O projeto prevê ainda que as imagens capturadas deverão ser arquivadas pelos estabelecimentos por pelo menos 90 dias e multa de até R$ 2000 para os estabelecimentos que não cumprirem as determinações da lei.

 

O autor da proposta, o deputado Jajah Neves (PSDB), explica que a ideia surgiu com base nos índices de criminalidade que amedrontam, cada vez mais, a população no estado e na necessidade de se estabelecer um sentimento de segurança.

 

Segundo Neves, a iniciativa visa garantir a segurança dos usuários de estacionamentos, inibindo a ação de marginais e preservando a integridade dos consumidores e dos veículos guardados em suas dependências, incluindo os bens depositados em seus respectivos interiores.

 

“A instalação dos equipamentos de segurança, com câmeras e televisores para monitoramento são investimentos simples, mas de grande eficiência, não apenas para desestimular a ação de agentes delituosos, mas valerá para elucidar e apurar delitos praticados, auxiliando assim, o trabalho policial”, justifica o parlamentar.

 

O parlamentar ainda destacou que o uso de câmeras tem sido cada vez mais utilizado como forma de aumentar a presença do Estado nas ruas para dar mais segurança e ajudar nas atuações policiais.

 

“Os atuais índices de criminalidade amedrontam cada vez mais a população. Hoje, não se vive sem o medo constante da violência. O investimento nessa proposta também significa  estabelecer um sentimento de segurança”, afirmou.