Cuiabá, 26 de Maio de 2018

ECONOMIA

Quinta-feira, 03 de Maio de 2018, 09h:51 - IMPRIMIR | comentar (01)
A | A

compartilhar

Indústria volta a cair em março, mas fecha 1º trimestre no azul

Em relação a março de 2017, a indústria cresceu 1,3%, completando 11 meses de taxas positivas nessa base de comparação. Em 12 meses, acumula alta de 2,9%

Notícias ao Minuto

 

A produção industrial brasileira recuou 0,1% em março, ante fevereiro, mas ainda conseguiu fechar o primeiro trimestre do ano com alta de 3,1%, informou o IBGE nesta quinta-feira (3). Em relação a março de 2017, a indústria cresceu 1,3%, completando 11 meses de taxas positivas nessa base de comparação. Em 12 meses, acumula alta de 2,9%.

A indústria chegou a cair 2,2% em janeiro e variou 0,2% em fevereiro, se considerados os meses imediatamente anteriores, refletindo um quadro geral de redução de ritmo na produção frente ao patamar positivo do final de 2017.

O desempenho no vermelho em março deste ano se deve, principalmente, às taxas negativas da categoria de bens intermediários, tanto na comparação com fevereiro (-0,7%) quanto em relação a março de 2017 (-0,2%).

"Os bens intermediários têm relação direta com a dinâmica da demanda doméstica. Por isso, quando há menos procura por matérias-primas, a categoria recua e isso reflete no indicador geral", disse o gerente da pesquisa, André Macedo.

Os bens intermediários, que correspondem a cerca de 60% da indústria nacional, formam uma categoria abrangente, que inclui as matérias-primas da própria indústria, com destaque para commodities como minério de ferro e petróleo, celulose, açúcar, derivados da soja, produtos da metalurgia, adubos e fertilizantes, além de biocombustíveis e produtos do refino do petróleo.

"Isso explica porque, na passagem de fevereiro para março, mesmo com queda apenas nessa categoria, há tantas atividades apresentando taxas negativas", afirmou Macedo. Com informações da Folhapress.

Fb

Compartilhe esta notícia com os seus amigos

0 Comentário(s).

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTAR ESTA MATÉRIA
FECHAR

Edição Atual

Ed. Abril 2018 Revista Única

ASSINAR LER A REVISTA MAIS



vídeo publicidade



Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1731 - Cuiabá MT

arte@unicanews.com.br