Cuiabá, 14 de Maio de 2024

COMPORTAMENTO Quarta-feira, 20 de Julho de 2016, 09:17 - A | A

20 de Julho de 2016, 09h:17 - A | A

COMPORTAMENTO / ACORDO

Mutirão propõe acordo entre empresa e consumidor

Da Redação com TJMT



(Foto:TJMT)

central.jpg

 

O mutirão realizado pela Central de Conciliação da Capital e a empresa Energisa, aconteceu no começo dessa semana e terá outras sessões em agosto, setembro e outubro.

 

A proposta de realizar o mutirão foi devido aos números de reclamações e prejuízos dos consumidores pelos serviços fornecidos pela empresa. Entre as principais reclamações está energia oscilante e equipamentos queimados. Inúmeros protocolos foram abertos cerca de 269 pessoas compareceram as audiências que  continuam nesta terça e quarta (19 e 20 de julho), das 8h às 16h30.

 

O senhor João Batista foi chamado e a conciliação começou, depois de 15 minutos o problema estava resolvido “Fiquei muito satisfeito. Na verdade não pensei que seria tão rápido assim. Fui atendido na hora marcada, isso mostra respeito com as partes. Se eu deixasse o processo correr isso poderia durar muito tempo. Eu queria apenas que a empresa pagasse pelo prejuízo que eu tive nada mais”. Alguns casos se arrastavam por mais de meses. 

 

 

Os processos em pauta tramitam nos juizados especiais. As audiências continuam Cinco bancas de conciliadores atendem simultaneamente as partes, dando rapidez nos acordos.

 

Os processos levados para a mesa de conciliação são referentes a contas atrasadas, cobranças indevidas, oscilação de energia, falhas ou interrupções no fornecimento de energia. As ações tratam de conflitos e reclamações envolvendo a Energisa, tanto nos casos em que a empresa aparece como ré, como também nos casos em que ela é autora da ação.

  

A coordenadora da Central de Conciliação de Cuiabá, juíza Adair Julieta da Silva, ressalta que o mutirão tem o objetivo de trazer celeridade no andamento processual, além de fomentar a cultura do diálogo e da pacificação social. “Quando as partes chegam a um acordo é muito positivo, porque os dois lados saem ganhando. As duas partes cedem um pouco e saem satisfeitas com resultado. O Judiciário também ganha com a conciliação, porque conseguimos reduzir o nosso estoque e dar uma resposta mais rápida às demandas do jurisdicionado”, destaca a magistrada, completando que mais oito mutirões serão realizados pela Central até novembro.

 

Veja as datas dos próximos mutirões e as empresa que  farão parte das audiências :

  

Agosto

Sky e Credijud e Sicoob – 09 a 11 de agosto;

Dpvat - 22 a 26 de agosto;

  

Setembro

Seguros Privados – 02 de setembro;

Salesiano Santo Antônio – 12 a 16 de setembro;

  

Outubro

Dpvat - 17 a 21 de outubro

  

Novembro

Seguros Privados – 18 de outubro

  

Novembro / Dezembro

UNIC/IUNI - 28 de novembro a 02 de dezembro

Semana Nacional de Conciliação – Dpvat

  

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia