Cuiabá, 12 de Maio de 2024

CIDADES Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2018, 12:57 - A | A

22 de Fevereiro de 2018, 12h:57 - A | A

CIDADES / MT ESCOLA

Três espetáculos marcam a 2ª Mostra de Cenas, no Cine Teatro neste domingo

Da Redação



(Foto: Reprodução/Assessoria)

Espetáculo-MT Escola.jpg

 

'Portas', 'Diáspora' e 'Pacto de Sangue'. Estes são os três espetáculos que serão apresentados - neste próximo domingo (25) -, na 2ª Mostra de Cenas realizada pelo MT Escola de Teatro, no Cine Teatro Cuiabá. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com 1h de antecedência na bilheteria, lembrando que os espetáculos começam a partir das 18 horas.

 

As três peças produzidas em Cuiabá são resultados dos trabalhos dos aprendizes da escola e terão cada uma, 20 minutos de duração. Com base no tema – Eu Refugiada, Eu Refugiado, a apresentação da peça 'Portas', desvela histórias que ocorrem quando os espaços no mundo externo ou interno ficam sem estas alternativas comuns. No espetáculo 'Diáspora', o público embarca nas fronteiras fechadas aos refugiados árabes e a midiatização do menino Aylan Kurdi. Já 'Pacto de Sangue' nos conta sobre um ruído, dentro de uma história resgatada dos escombros de uma tragédia.

 

Sobre cada espetáculo

 

O espetáculo 'Portas' não fala de devastação de pessoas ou país, nem tampouco conta uma história sobre pessoas. O espetáculo revela histórias sobre objetos que pode ser sobre um chapéu, uma bandeira, uma fotografia, um documento de identidade, um anel, uma camisa, um lenço, um celular e, principalmente, sobre portas. Se fechadas delimitam fronteiras que precisam ser abertas. Com um olhar, inclusive sobre o Haiti, que pode ficar do outro lado da porta.

 

Já 'Diáspora' fala de setembro de 2015 e revela a imagem do menino de três anos, Aylan Kurdi, debruçado sem vida em uma praia grega, após fracassada travessia pelo Mediterrâneo. E a midiatização desta catarse. Um despertar sobre a onda dos refugiados árabes começa a tocar o público do Ocidente. Mas mas também revela que sob a regência da mídia, as emoções do público são condicionadas: de comoção súbita à aceitação da tragédia, da solidariedade dissimulada à frieza, da indiferença à percepção de que os imigrantes são ameaças a serem combatidas com deportações. Com vistos que precisam ser  negados e fronteiras fechadas. Levantando a necessidade de se criar um novo olhar, para que coletivamente - sob a observação da empatia -, o homem seja capaz de refletir sobre estas questões de forma correta.

 

A peça 'Pacto de Sangue'  resgata por meio de informações e os zumbidos (ruídos na comunicação) uma realidade fragmentada sobre escombros pós-tremor.Teveladas por meio de notícias e relatos. Chamando o expectador para que ver, para o que ouvir e, lá no final, quem de fato escolhe isso!.

(Foto: Reprodução/Assessoria)

Diáspora-MT Escola.jpg

 

 

MT ESCOLA DE TEATRO

 

Pioneira, a Mato Grosso Escola de Teatro avança com as iniciativas de produção de peças e no aperfeiçoamento dos cursos oferecidos. Já neste ano, o curso de tecnólogo faz intercâmbios com as artes cênicas de São Paulo. Com aulas ministradas por formadores de diversas áreas, com o objetivo de atender a comunidade, em particular, para aqueles que gostam das arte cências e pensam no estudo do teatro como atividade profissional.

 

O projeto que é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura (SEC), em parceria com a Associação Cultural Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça Adaap (SP).

 

Na sentença, o magistrado destaca que, caso os gestores descumpram a determinação judicial, estarão sujeitos às sanções civis, penais e administrativas, dentre as quais se destaca a lavratura de Termo Circunstanciado pela prática do ilícito de desobediência. Deverão responder, também, por ato de improbidade administrativa.

 

Os problemas   verificados no posto de saúde do Jardim Leblon se arrastam desde 2013. Antes de ingressar com a ação, o Ministério Público encaminhou notificação recomendatória ao município cobrando providências, contudo, as anomalias não foram resolvidas. (Com informações da Assessoria: Suelen Alencar)

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia