Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017, 09:42 - A | A

16 de Agosto de 2017, 09h:42 - A | A

CIDADES / ATENÇÃO REDOBRADA

Quarenta focos de incêndio são registrados por dia em Mato Grosso

Rayane Alves



Mais de nove mil focos de incêndio foram registrados em Mato Grosso de janeiro a 14 de agosto. De acordo com um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado registra pelo menos 40 focos de incêndio por dia.

 

Divulgação

queimada

 

Segundo a pesquisa, em Mato Grosso foram contabilizados 9.738 focos de incêndio. O estado fica atrás apenas do Pará, que ficou no topo da lista com 10 mil focos. Já em terceiro lugar está Tocantins com 5.860.

 

De acordo com a meteorologista Marina Padilha, apesar de os dados apresentarem uma queda de 28% comparado com o mesmo período do ano passado, os focos de incêndio continuam sendo uma preocupação e, por isso, necessitam de cuidados redobrados, já que os mato-grossenses vivem no período proibitivo das queimadas e as chuvas que caíram não foram suficientes para limpar o ar e ainda melhorar a umidade relativa do ar.

 

As cidades de Aripuanã (distante a 976 km de Cuiabá) e Colniza (distante a 1.065 km de Cuiabá), estão entre os 10 municípios com mais focos acumulados nas últimas semanas.

 

Na segunda-feira (14), por exemplo, foram contabilizados 38 focos de incêndio em Colniza e Aripuanã 44 focos no mesmo dia. Esses dados representam em Colniza um aumento de 850% ao dia anterior que foram apenas quatro focos.

 

Ainda conforme o instituto, focos de incêndios também foram registrados em terras indígenas, como por exemplo, Maraiwatsede com 12 focos, Parque do Xingu com quatro, entre outros.

 

 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia