Cuiabá, 01 de Maio de 2024

CIDADES Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018, 07:45 - A | A

21 de Setembro de 2018, 07h:45 - A | A

CIDADES / EM BARRA DO GARÇAS

Liminar do MPE determina que município corrija irregularidades no SUS

Da Redação



(Foto: Reprodução/Web)

hospital barra do garças.jpg

 

A Justiça acolheu o pedido de liminar do Ministério Público do Estado (MPE) e determinou ao município de Barra do Garças (a 516 km de Cuiabá), que sane todas as irregularidades apontadas no relatório de auditoria realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 



A partir da decisão, o prazo é de dois dias úteis para que o município comunique aos sindicatos de trabalhadores, partidos políticos e às entidades empresariais, o recebimento de todos os recursos financeiros destinados ao Fundo Municipal de Saúde por órgãos e entidades da administração federal direta e indireta. 



O município terá ainda, 30 dias para organizar a composição do Conselho Municipal de Saúde, observando 50% das vagas às entidades representativas de usuários, 25% às associações que representam os trabalhadores da saúde e 25% aos representantes do governo ou prestadores de serviços privados conveniados ou sem fins lucrativos. 



Outro ponto importante da decisão trata dos requerimentos de elevação de nível e de classe, protocolados por servidores públicos municipais, pendentes de decisão administrativa, os quais deverão ser obrigatoriamente apreciados no prazo de 30 dias pela administração pública. Além disso, o juiz de Direito Michell Lofti Rocha da Silva também deu um prazo de 90 dias para que a gestão pública conclua a apreciação de todos os pedidos administrativos de elevações de níveis e de classes a contar do seu protocolo pelo servidor peticionante. 


De acordo com o promotor de Justiça Paulo Henrique Amaral Motta, a ação civil pública foi proposta após várias tentativas frustradas de solução administrativa junto ao Município, tendo como fundamento o Relatório da Auditoria do SUS n. 45/2017/SAUD, emitido pela Auditoria Geral do SUS. 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia