Cuiabá, 19 de Junho de 2019

CIDADES
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018, 20h:00

AGORA É LEI

Lavagem das escadarias de igrejas passa a fazer parte do calendário oficial de Cuiabá

Da Redação

(Foto: Luiz Alves/ SICOM)

lavagem de escadarias.jpg

 

 

Por intermédio da lei de nº 6.304 de 28 de setembro de 2018, fica incluída no calendário oficial de eventos do município de Cuiabá, a lavagem das escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

 

A data será celebrada, anualmente, no segundo sábado que antecede o domingo da procissão de encerramento dos festejos de São Benedito. As festividades de São Benedito geralmente acontecem no primeiro semestre de cada ano. 

 

Em 2017 a lavagem foi realizada pela primeira vez em Cuiabá, e reuniu 600 participantes. Já em 2018, a participação popular dobrou. Cerca de 1.500 participantes prestigiaram o evento.

 

O ritual tradicional acontece com cânticos e hinos religiosos, além de toques de tambores e todos vestidos de branco. Mulheres com suas "quartinhas”, vasos que trazem com flores e água com essência de alfazema, puxam o tradicional cortejo.

 

Ao final, em frente à igreja, membros de todas as religiões se unem para fazer um ato simbólico de paz. A lavagem é um evento popular e está aberto a todas as comunidades e de todas as religiões.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




VÍDEO PUBLICIDADE