Cuiabá, 08 de Dezembro de 2019

CIDADES
Quarta-feira, 05 de Junho de 2019, 15h:53

NO MÊS DE MAIO

Energia elétrica lidera ranking de reclamações no Procon com 633 registros

Única News
Com assessoria

(Foto: Reprodução)

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidores (Procon-MT) registrou no mês de maio 3.579 reclamações. Conforme dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), o setor de energia elétrica, da área serviços essências, lidera o ranking 633 registros.

O problema mais frequente em relação à energia é cobrança indevida/abusiva, com 528 reclamações.

Na sequência de assuntos da área de serviços essências, aparecem a área Água/Esgoto, com 339 registros, seguido de Telefonia Celular, com 181 reclamações. Nesses dois assuntos, a cobrança indevida também se mantém como problema mais frequente apresentado pelos consumidores, sendo Água/esgoto com 286 e Telefonia Celular com 102 reclamações de cobrança indevida.

O segundo lugar é ocupado pela área Assuntos Financeiros, que apresentou em maio 358 reclamações, sendo: 111 registros para o assunto Financeira, 96 para Cartão de Crédito e 67 para Banco Comercial.

A área Serviços Privados ficou na terceira posição, com 258 registros. No assunto Agências e Operadoras de viagens (pacotes turísticos) foram registradas 61 reclamações; TV Por Assinatura” teve 39 e “Informática (Provedor de Acesso a Internet) 21 registros.

Na quarta posição está a área Produtos, com 246 registros. Para o assunto Acessório Para Vestuário foram 23 reclamações; “Telefone (Convencional, Celular, Interfone) 22; e Vestuário 16.

A área alimentos ocupa o quinto lugar do ranking com 118 reclamações. Em seguida aparece a área saúde com 42 registros. A sétima e última posição do ranking de maio é ocupada pela área Habitação, com 18 registros.

Atendimento Online

Na plataforma www.consumidor.gov.br o Procon-MT registrou 1.268 reclamações. A área ''Telecomunicações'' lidera o ranking com 497 reclamações. Em segundo lugar estão Serviços Financeiros, com 362 reclamações; e em terceiro, Transportes, com 123. 

 


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