Cuiabá, 08 de Maio de 2024

CIDADES Segunda-feira, 16 de Maio de 2022, 17:09 - A | A

16 de Maio de 2022, 17h:09 - A | A

CIDADES / UNIDADE SEGUE FECHADA

Diretor diz que alvará do Hospital São Benedito está em processo de renovação; vistoria já foi realizada

Marcella Magalhães
Única News



O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Paulo Rós, que administra o Hospital Municipal São Benedito, afirmou na manhã desta segunda-feira (16) que a unidade estava passando por um processo de renovação do alvará contra incêndio e pânico. Segundo Paulo, uma vistoria já foi realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) com melhorias e correções.

A unidade de saúde sofreu um incêndio na noite do último domingo (15) e precisou evacuar cerca de 76 pacientes do primeiro, segundo e terceiro andar. A medida foi aplicada devido à grande quantidade de fumaça tóxica.

“O Corpo de Bombeiros teve aqui o ano passado fizeram vistoria, emitiram alguns apontamentos que foram corrigidos, para emissão do alvará para este período agora, já fizemos algumas adequações necessárias para manter o hospital funcionando, como hidrantes, caixa d’agua, bomba, extintores, foi tudo regularizado. Hoje reforcei, pedi para minha equipe entrar em contato com Corpo de Bombeiros, para que venha fazer nova visita técnica, para que a gente possa reabrir o hospital”, enfatizou.

As chamas teriam tido início em um ar condicionado da enfermaria, localizada no segundo andar do prédio. O diretor esclareceu que a o problema não foi generalizado e que o aparelho que apresentou defeito estava com a manutenção em dia.

“Com relação aos ares condicionado, foi específico no ar da enfermaria 25, onde tinha três camas, com ar da marca Sprint e manutenção em dia, com empresa contratada que faz esse trabalho diariamente. Fatalmente houve este problema, o pessoal da Politec esteve ontem às 23h30, recolheram o resto do ar e foram bem categóricos, não teve problema de pane elétrica no prédio ou algo assim. Exclusivamente no motor, condicionador do aparelho, não sei explicar tecnicamente, mas já o recolheram e foi o único dano material que tivemos aqui no hospital”, pontuou.

Ao ser questionado sobre a falta de acessibilidade no local, já que alguns ambientes dentro da unidade de saúde não possuem rampas, Paulo explicou que a estrutura do prédio é antiga e que pela estrutura, é impossível projetar uma nova rampa.

“Sobre a rampa, este prédio tem 30 anos, foi inaugurado em 1992, já foi hospital particular, senão me engano do estado, e a rampa que temos aqui, a partir do segundo andar para térreo - UTIs, o quarto, quinto e terceiro andar nunca tiveram rampas. Falando com engenheiro sobre isso, foi respondido que é impossível ter essa rampa interna, já pensamos no externo, mas pela arquitetura do prédio, também não tem condições de coloca-la [rampa], mas trabalhamos com escadas amplas e três elevadores grandes”, disse.

A Empresa Cuiabana de Saúde Pública reiterou, por nota, que solicitou nesta segunda uma nova vistoria ao Corpo de Bombeiros Militar e que os setores da administração e ambulatório (para reagendamento das consultas neurológicas e ortopédicas) seguem em funcionamento.

Veja vídeos: 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia