Cuiabá, 19 de Março de 2019

GERAL
Sexta-feira, 13 de Abril de 2018, 14h:40

PEDIDO DE AJUDA

Rotam promove campanha de doação de medula para criança com leucemia

Da Redação

Foto: Reprodução

criança com leucemia doação

 

Amigos, familiares e policiais militares do Batalhão de Ronda Oestensivo Tático Móvel (Rotam), promovem uma campanha nas redes sociais para ajudar Maria Eduarda, de 6 anos, que se encontra internada no hospital Santa Casa de Misericórdia, com leucemia. As informações são de que a única possibilidade de cura para a criança é com transplante de medula óssea.

 

Infelizmente são poucos os doadores de medula no Brasil. De acordo com informações de pessoas próximas a família, Maria já havia sido diagnosticada com a doença há alguns anos, e chegou a ser curada, mas há alguns dias a doença voltou e com mais força.

 

“Ela está internada recebendo bolsas de sangue para que possamos começar as sessões de quimioterapia. Essa opção de tratamento, agora, só ajuda a retardar os efeitos da doença. A cura só poderá ser alcançada quando encontrarmos um doador de medula compatível”, explicou.

 

Para o soldado Bueno Neto, da Rotam, o batalhão tem o intuito de incentivar e levar a causa de Maria Eduarda para todos os militares e seus familiares de Mato Grosso.

 

"Infelizmente a compatibilidade e de 1 em cada 100.000.00, iniciamos uma campanha em nossas redes sociais no intuito de levar essa causa ao conhecimento das pessoas, para que com a graça de Deus, possamos encontrar uma pessoa compatível", disse.

 

A importância da conscientização da doação de medula óssea já foi tema de Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. No Estado existem aproximadamente 38 mil doadores cadastrados no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome), mas ainda são necessários outros 10 mil doadores para ampliar e diversificar o acesso ao banco de dados e garantir uma chance maior de salvar vidas.

 

As pessoas que se interessarem em ser doador podem procurar alguma das unidades do MT Hemocentro.

 

A doação

 

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.

 

O Transplante de medula óssea é um procedimento rápido, como uma transfusão de sangue, que dura em média 2 horas. Essa nova medula é rica em células chamadas progenitoras, que uma vez na corrente sanguínea, circulam e vão se alojar na medula óssea, onde se desenvolvem.

 

 


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO




VÍDEO PUBLICIDADE