Cuiabá, 25 de Maio de 2018

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Sábado, 10 de Junho de 2017, 13h:59 - IMPRIMIR | comentar (01)
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10 características do empreendedor de sucesso


 

Dominar técnicas de gestão, de marketing, vendas, técnicas de comunicação e tantas outras é importante, mas é preciso lapidar as suas características de comportamento empreendedor para tornar-se um líder, um protagonista da sua história e resultados no mundo dos negócios.

 

 

Sim, é possível desenvolver características e comportamentos empreendedores de sucesso. Durante muito tempo acreditava-se que ou você nascia empreendedor ou não tinha como se tornar um empreendedor. Essa tese caiu por terra quando estudiosos do empreendedorismo e comportamento humano começaram a mapear comportamentos empreendedores e identificaram que era possível sim desenvolver uma atitude empreendedora.

 

Segundo ONU e SEBRAE um empreendedor de sucesso possui 10 características fundamentais que cito abaixo:

 

1)    Busca de Oportunidade e Iniciativa. Ou seja, a sua capacidade de se antecipar aos fatos, criar ou aproveitar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos e serviços e propor soluções inovadoras.

 

2)    Persistência para enfrentar os obstáculos decididamente, buscando o sucesso a todo custo, mantendo ou mudando as estratégias, de acordo com as situações.

 

3)    Correr riscos calculados. Ter disposição de assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles.

 

4)    Exigência de Qualidade e Eficiência. Decisão de fazer sempre o melhor, buscando satisfazer ou superar as expectativas    de prazos e padrões de qualidade.

 

5)    Comprometimento que significa fazer sacrifício pessoal ou esforço extraordinário para completar uma tarefa; colabora com os subordinados e até mesmo assume o lugar deles para terminar um trabalho; se esmera para manter os cliente satisfeitos e coloca a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo.

 

6)    Busca de informações. Envolve-se pessoalmente para obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investiga pessoalmente como fabricar um produto ou prestar um serviço; consulta especialistas para obter assessoria técnica  ou comercial.

 

7)    Estabelecimento de Metas. Assume metas e objetivos que representam desafios e tenham significado pessoal; define com clareza e objetividade as metas de longo prazo; estabelece metas de curto prazo mensuráveis.

 

8)    Planejamento e monitoramento sistemático. Planeja dividindo tarefas de grande porte em mini tarefas com prazos definidos; revisa constantemente seus planos, considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciais; mantém registros financeiros e os utiliza para tomar decisões.

 

9)    Persuasão e Rede de Contatos. Utiliza estratégias para influenciar ou persuadir os outros; utiliza pessoas chave como agentes para atingir seus objetivos; atua para desenvolver e manter relações comerciais.

 

10)Independência e Autoconfiança. Busca autonomia em relação a normas e procedimentos; mantém seus pontos de vista mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores; expressa confiança na sua própria capacidade de complementar tarefa difícil ou de enfrentar desafios.

 

Para conseguir êxito em um mundo empresarial competitivo, essas características precisam ser trabalhadas e desenvolvidas pelo empreendedor para assim conseguir trilhar o caminho do sucesso.

 

 

Luiz Vicente Dorileo da Silva – “SHIPU”, palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. shipumt@hotmail.com

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