Cuiabá, 23 de Novembro de 2017

SEM PESTE

Quinta-feira, 21 de Julho de 2016, 06h:00 - IMPRIMIR | comentar (01)
A | A

compartilhar

Acrismat celebra Mato Grosso ser declarado como Estado livre de peste suína clássica por Mapa

Assessoria

(Foto: Divulgação)

fd

 

A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) comemora Mato Grosso ser declarado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como Estado livre de Peste Suína Clássica (PSC). A declaração consta na Instrução Normativa nº 25, assinada pelo ministro Blairo Maggi, publicada no Diário Oficial da União que circula nesta quarta-feira (20.07).

 

Segundo o presidente da Acrismat, Raulino Teixeira, o estado avança na defesa sanitária animal.

 

"Poderemos acessar mercados para competir com aqueles países que já são considerados livres da peste suína, com os Estados Unidos, Canadá e quase toda a Europa e novas oportunidades chegarão para a suinocultura do nosso Estado", afirmou.

 

 

Além de Mato Grosso, foram declarados com o status de livres de peste suína clássica os Estados do Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins. Também foram reconhecidos como status livre da doença os municípios de Guajará, Boca do Acre, sul do Município de Canutama e sudoeste do Município de Lábrea, pertencentes ao Estado do Amazonas.

 

 

Suinocultura - Hoje, a suinocultura em Mato Grosso gera 3.505 empregos diretos e 10.515 indiretos. Ao todo são 416 granjas comerciais espalhadas em 33.678 propriedades cadastradas no Estado. O Estado possui um plantel de 1,5 milhão de cabeças de suínos, dos quais 138 mil são matrizes.

Fb

Compartilhe esta notícia com os seus amigos

0 Comentário(s).

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

COMENTAR ESTA MATÉRIA
FECHAR

MATÉRIAS RELACIONADAS


Edição Atual

Ed. Outubro 2017 Revista Única

ASSINAR LER A REVISTA MAIS



vídeo publicidade



Av. Historiador Rubens de Mendonça, 1731 - Cuiabá MT

arte@unicanews.com.br